WELLINGTON BARBOSA DOS SANTOS – O NATAL TAMBÉM É DIA DE BATER TAMBOR: A festa de São Benedito e a construção da identidade quilombola da comunidade Bacabal Anajatuba MA.


Por em 31 de dezembro de 2022



DISCENTE: WELLINGTON BARBOSA DOS SANTOS
DATA: 31/12/2022

TÍTULO:

O NATAL TAMBÉM É DIA DE BATER TAMBOR: A festa de São Benedito e a construção da identidade quilombola da comunidade Bacabal Anajatuba MA.

RESUMO:

Fruto de um longo debate da academia com os movimentos sociais, há em curso uma ressignificação dos critérios que definem uma comunidade como quilombola, sistematizados no decreto 4887/03 que aponta para elementos tais como a “presunção de ancestralidade negra, relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, territorialidades específicas e a auto – atribuição”. Com base nesses critérios o presente trabalho trata de uma descrição da festa Tambor de Crioula de São Benedito, que acontece anualmente nos dias 24 e 25 de dezembro, na comunidade Bacabal, constituindo – se como o principal fator de identidade quilombola. A festa tem extensa programação que inicia em setembro e culmina com o Tambor de Crioula do natal, representando a produção agrícola e as relações de sociabilidade historicamente vivenciadas em Bacabal, e além disso a festa reúne o movimento de Tambor de Crioula da cidade, por estar entre as poucas que são de data fixa, permitindo uma análise da pluralidade e da riqueza do Tambor de Anajatuba.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) – GREILSON JOSE DE LIMA
Interno – PATRICIA MARIA PORTELA NUNES
Externo à Instituição – MUNDICARMO MARIA ROCHA FERRETTI

 



Últimas Postagens