ESTRUTURA ACADÊMICA VIGENTE

CSPA01 – CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA (60h)

Ementa: Foucault tem sido classificado pelos compiladores das histórias do pensamento científico como um novo cartógrafo que objetiva dar conta da força das normas e dos saberes que constituem historicamente as sociedades ocidentais. Deleuze (1988) o caracteriza como produzindo um deslocamento do que foi considerado pelas abordagens correntes como central, essencial para se compreender o funcionamento da sociedade, das instituições, ressaltando o periférico, o marginal e o fronteiriço. Os mapas constituem, sob este prisma, relações de força, ao mesmo tempo em que consistem num instrumento de descrição. Neste sentido a cartografia social apresenta-se como um componente da etnografia, propiciando condições de possibilidades para a análise de uma situação social e transcendendo às abordagens objetivistas, que a definiam como técnica ou como instrumento de ação referido a uma descrição de cartas ou ao traçado de mapas ou ainda à arte de representar a superfície terrestre&. A análise dos processos diferenciados de territorialização ressalta relações de poder, que permitem avançar na compreensão das situações de conflito, colocando novas questões ao pensamento crítico sobre a Amazônia.

CSPA02 – TEORIA ANTROPOLÓGICA I (60h)

Ementa: A construção do objeto de pesquisa na Antropologia. A sociologia reflexiva de P. Bourdieu como uma sociologia que discute as condições sociais de possibilidade do sujeito do conhecimento. G. Bachelard com sua noção de obstáculo epistemológico; P. Bourdieu e a crítica às pré-noções; M. Foucault: reflexão sobre a relação entre teoria e prática e sobre o papel do intelectual.

CSPA03 – TEORIA ANTROPOLÓGICA II (60h)

Ementa: Com o propósito de dar continuidade à disciplina Teoria Antropológica I, este curso buscar colocar em discussão as categorias de percepção e entendimento que organizam o pensamento e a prática de pesquisa. Tomaremos as categorias como construídas ressaltando o caráter arbitrário dessas formas de classificação científicas. Em vez de seguirmos os cortes e cronologias que fundamentam sejam os chamados “manuais” de pesquisa, sejam as narrativas dos historiadores da disciplina propomos tomar como fio condutor do debate determinados instrumentos da análise de modo a possibilitar aos alunos a percepção da forma de construção dos autores e as relações de força em jogo na produção do conhecimento.

CSPA04 – METODOLOGIA DA PESQUISA (60h)

Ementa: Ciência Moderna. Estudos dos processos de produção de conhecimento científico, de construção das Ciências. Procedimentos metodológicos que caracterizam a Ciência Moderna. As Ciências Sociais. Polos metodológicos da prática cientifica: Epistemológico, Teórico, Morfológico e Técnico. A construção do objeto. Método etnográfico. Sistematização de estratégias de pesquisa, técnicas de coleta, métodos de análise e análise do discurso.

CSPA05 – SEMINÁRIO DA PESQUISA (30h)

Ementa: Ciência Moderna. Estudos dos processos de produção de conhecimento científico, de construção das Ciências. Procedimentos metodológicos que caracterizam a Ciência Moderna. As Ciências Sociais. Polos metodológicos da prática cientifica: Epistemológico, Teórico, Morfológico e Técnico. A construção do objeto. Método etnográfico. Sistematização de estratégias de pesquisa, técnicas de coleta, métodos de análise e análise do discurso.

CSPA06 – PRÁTICAS ETNOGRÁFICAS (60h)

Ementa: O curso visa apresentar e discutir questões relacionadas à operacionalização da prática de pesquisa de campo. Além de aulas expositivas, serão realizadas oficinas de trabalho de campo e documental, com base na discussão dos projetos dos alunos.

CSPA07 – SEMINÁRIO DE TESE (60h)

Ementa: A disciplina Seminário de Pesquisa tem como propósito facultar aos discentes do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia a apresentação de suas novas propostas de pesquisa e estudos aos professores que ministram essa disciplina, aos seus respectivos orientadores e aos demais discentes do PPG. Propostas essas que passaram por reformulações em face ao acesso à literatura facultada pelas disciplinas já cursadas e às reuniões com os respectivos orientadores. A disciplina busca, portanto, criar as condições de possibilidade para fomentar um amplo debate sobre os temas e problemas estudados de modo a possibilitar a redação do trabalho dissertativo. Nesse sentido, a bibliografia indicada para o curso é referida as indicações bibliográficas da disciplina Metodologia de Pesquisa, já cursada como pré-requisito desta, sendo acrescida por novas indicações bibliográficas apresentadas no decorrer do curso e que estarão em conformidade com o estudo proposto por cada discente.

CSPA08 – LEITURA DIRIGIDA I (60h)

Ementa: A disciplina não possui ementa programada, pois refere-se a um estreitamento da relação entre orientador e orientando, onde o primeiro encaminhará textos para serem revisados e analisados pelo segundo a partir das necessidades derivadas do projeto de pesquisa.

CSPA09 – LEITURA DIRIGIDA II (60h)

Ementa: A disciplina não possui ementa programada, pois refere-se a um estreitamento da relação entre orientador e orientando, onde o primeiro encaminhará textos para serem revisados e analisados pelo segundo a partir das necessidades derivadas do projeto de pesquisa.

CSPA10 – SOCIEDADE CIVIL E RALIDADE AMAZÔNICA (60h)

Ementa: Cidadania, direitos, povos, participação, democratização e esferas de ação. A disciplina visa oferecer, a partir de um marco crítico e analítico, um aparato teórico e empírico CIDADANIA E DIREITOS. Visa introduzir uma reflexão sobre o conceito de cidadania e direitos, que são apropriados diferentemente em termos teóricos e práticos. O que traz implicações na compreensão dos processos sociais na atualidade nos quais, a cidadania como exercício de construção pelos próprios sujeitos que a requerem se coloca como desafio frente à necessária desnaturalização da noção de direito, deslocado de processos concretos e renovados em termos práticos e conceituais. Apontando assim, para a potência de processos sociais engendrados no contexto de lutas por direitos que contribuem para a produção de uma interpretação de cidadania e direitos apoiada em novos processos políticos-organizativos constituídos nas práticas de movimentos sociais em torno de reivindicações por reconhecimento.

CSPA11 – ESTADO, CULTURA E POLÍTICA (60h)

Ementa: A disciplina visa oferecer, a partir de um marco crítico e analítico, um aparato teórico e empírico para a revisão de conceitos clássicos como Estado, cultura política e política cultural. Por meio de um diálogo entre a ciência política, a antropologia política e a sociologia política, busca-se compreender as múltiplas perspectivas que tentam articular cultura e política, percebendo fatores culturais como constituintes de comportamentos políticos e processos políticos associados às práticas culturais.
Propõe-se, desse modo, pensar a política com base em práticas e percepções não restrita a uma esfera da vida social, mas procurando alargar o campo de observação, de modo a perceber as diferentes conexões com domínios da vida cotidiana.
Pretende-se abordar, ainda, outras dinâmicas e outros modos de pensar e fazer política, observando-se como a cultura política opera em situações diversas, na perspectiva de compreender que o modo de fazer e pensar a política no mundo moderno ocidental não é único, pois trata-se de uma construção social que, na dinâmica do colonialismo, pretendeu se impor como hegemônico.
Pretende-se refletir sobre os desafios que os movimentos sociais colocam às abordagens teórico-metodológicas clássicas que elegeram tais temáticas como objetos de seus interesses investigativos.
Além da articulação entre os conceitos de Estado, cultura e política, pretende-se uma segunda articulação entre os temas propostos na disciplina e as temáticas de interesse de investigação dos alunos. Daí, porque, do ponto de vista metodológico, propomos conciliar a revisão da literatura e o debate teórico, consorciada com momentos de reflexão sobre as contribuições dessas leituras para as investigações propostas pelos alunos ao curso de Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia.

CSPA12 – EPISTEMOLOGIAS INSURGENTES (60h)

Ementa: Estudo das epistemologias que emergem da resistência de povos, comunidades e movimentos sociais frente às lógicas coloniais, capitalistas e patriarcais. A disciplina aborda saberes situados, conhecimentos subalternizados e práticas insurgentes que desafiam a ciência hegemônica. Enfatiza o diálogo com outras epistemologias, pensamento decolonial, feminismos plurais, ancestralidades e modos próprios de produção de conhecimento..

CSPA13 – ANTROPOLOGIA DO PODER (60h)

Ementa: O Curso pretende abordar a partir de análises fílmicas os processos de colonização/descolonização em países do continente africano, apoiados na literatura antropológica sobre o tema. Os filmes abordam cenários como Congo, Argélia, Quênia e Ruanda, além de processos ditatoriais na América Latina e a interferência Norte Americana.

CSPA14 – HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS. ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E O CAMPO DA ANTROPOLOGIA (60h)

Ementa: A história da ciência pode ser considerada, consoante Canguilhem, como uma “biblioteca especializada ideal” ou como um “laboratório de epistemologia” ou de análise dos processos reais de formação territorial e de composição étnica, refletindo sobre os sistemas de pensamento e seus efeitos sobre os diferentes esquemas interpretativos, que prevalecem na vida intelectual.
“L’histoire d’une science est ainsi le resumé de la lecture d’une bibliothèque spécialisée, dépôt et conservatoire du savoir produit et exposé, depuis la tablette et le papyrus jusqu’á la bande magnétique, en passant par le parchemin et l’incunable. Bien qu’il s’agisse là, en fait, d’une bibliothéque idéale, elle est idéalement, en droit, l’integralité d’une somme de traces. La totalité du passé y est représentée comme une sorte de plan continu donné sur lequel déplacer, selon l’intérêt du moment, le point de départ du progrés dont le terme est précisement l’objet actuel de cet intérêt. Ce qui distingue les histoires des sciences les uns des autres c’est la témérité ou la prudence dans leurs déplacements sur ce plan.” ( Canguilhem, 1981, p.14).
O Objeto da História das Ciências. A relação entre “história da ciência” e “história da antropologia”. A segunda seria um capítulo da primeira? Afinal de qual “antropologia” se está falando? Como discutir as divisões produzidas historicamente pelos classificadores convencionais: a) física, social e aplicada e b) os “quatro campos” (arqueologia, linguística, física, social).
A partir de quando se começa a falar numa “história da antropologia”? Quando é que um domínio de conhecimento torna-se passível de ser refletido enquanto história? A história da antropologia como gênero, como discurso e como prática de pesquisa. Autobiografias, biografias, obituários e homenagens pelos anos de profissão com retrospectivas do trabalho antropológico. O objeto da história das ciências e a história das ciências como objeto de reflexão. Os componentes deste objeto delineados.

OBSERVAÇÃO

A disciplina de Práticas Etnográficas (CSPA06) pode ser cursada pelos alunos do mestrado como disciplina optativa.