Diplomado en Nueva Cartografía Social pueblos, Políticas y Territorios

Por em 30 de junho de 2021

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social da Amazônia-PPGCSPA da UEMA, representantes de povos e comunidades tradicionais da Amazônia brasileira, líderes comunitários, camponeses da Serra Nevada de Santa Marta, alunos do Programa de Antropologia da Alma Mater e profissionais externos da região colombiana se reuniram para debater ferramentas de investigação e situações de conflitos territoriais e socioambientais que impactam esses povos e comunidades tradicionais.

20210223101840.576O curso diplomado en Nueva Cartografía Social, Pueblos, Políticas y Territórios foi oferecido pela Programa de Antropologia da Universidade Del Magdalena (Colômbia) em convênio de nível nacional com a Universidad del Antioquia e internacional: Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia-PPGCSA e a Universidade Federal do Amazonas-UFAM (Brasil). Além disso contou com a Universidad Nacional del San Martin e Universidad Nacional de Rosário (Argentina).

O curso ocorreu entre os períodos de 16 de abril à 20 de junho de 2021. Teve como principal objetivo argumentar acerca das ferramentas de pesquisa em torno dos conflitos territoriais e socioambientais a fim de gerar conhecimento efetivo à formação dos profissionais da área. Além disto, o curso visou promover um ambiente de discussões pertinentes não somente voltados ao ambiêntica acadêmico, mas que também gerasse impactos direcionados à política atual.

Em sua completude, o curso dividiu-se em 10 módulos que visavam contemplar as mais diversas áreas da Cartografia Social sendo ministrados por professores de diferentes países aliados à palestrantes membros das comunidades tradicionais.

WhatsApp Image 2021-07-07 at 10.35.41Evidenciamos as participações de professores permanentes e colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia-PPGCSPA que no decorrer de suas aulas salientaram deram espaço as situações envolvendo povos e comunidades tradicionais brasileiros: Dra. Patrícia Maria Portela Nunes, Dra. Rosa Elizabeth Acevedo Marin, Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida, Dra. Cynthia Carvalho Martins, Dra. Juracy Marques, Dr. Antônio João Castrillon, Dra. Vânia Fialho, Dr. Luís Augusto Pereira Lima e Dr. Franklin Plessman Carvalho.

Para mais informações consulte: