Visita ao Centro de Ciências e Saberes em Pau Furado para apresentação de Propostas de colaboração e trabalhos


Por em 10 de agosto de 2020



Visita de Professoras/Pesquisadoras ao Centro de Ciências e Saberes em Pau Furado

25 de fevereiro de 2019

No dia 15 de fevereiro de 2019, o Centro de Ciência e Saberes em Pau Furado recebeu a visita das professoras Ligia Simonian e Rosa Elizabeth Acevedo Marin. O objetivo da visita foi realizar doações e, em reunião aberta, apresentar propostas de colaboração e de trabalhos na programação do semestre.

A professora Ligia Simonian fez a doação da réplica de uma escultura com formato feminino conhecida como “Boneca Ashanti”, tendo sido encontrada na área ocupada imemorialmente pelo povo Ashanti. Esta peça fora adquirida por ela no Museu do Louvre, em Paris. O segundo e o terceiro obséquios destinados à comunidade foram o livro L’Art Nègre, de autoria de Vladimir Markow (1914), este com imagens escultóricas de máscaras e estatuetas africanas, e um outro livro intitulado “Desafios amazônicos” (2016) com artigo de sua autoria com seu aluno Antônio Jorge e sobre a resistência da medicina tradicional na TQ Laranjituba/África, localizada em Abaetetuba, Pará.

pau furado 2

Na troca de ideias a professora Simonian fez a proposta de realização de um curso de modelagem de esculturas com a colaboração de Ronaldo Guedes, conhecido escultor residente em Soure. O livro L’Art Nègre estaria sendo estudado durante essa oficina de escultura. Posteriormente, fez convite para Maria José Alcântara Carneiro redigir a biografia da sua avô, a senhora Raimunda de Jesus Corrêa, parteira, benzedeira e figura reconhecida pelos quilombolas de Salvaterra. O artigo virá integrar o novo volume do livro Enciclopédia de Mulheres na Pan-Amazônia coordenado pela professora Simonian.

No dia da visita estava previsto um ensaio musical da Escola Ciano Music. Ao longo das apresentações houve um diálogo com o professor Luciano Salgado da Gloria. A professora Simonian indago sobre como havia feito para adquirir e disponibilizar os instrumentos musicais, reconhecidos pelo seu preço elevado valor e com necessidade de preservação permanente. O jovem narrou a primeira compra feita e as dificuldades financeiras para adquirir outros instrumentos. Para enfrentar tamanha limitação Luciano Salgado da Gloria decidiu seguir um curso de conserto e reforma de instrumentos musicais. Com essa formação tem comprado equipamentos usados, “de segunda mão” e realiza o conserto para disponibilizar aos jovens estudantes. Dessa forma ampliou-se o número de jovens que participa. Frequentemente e a escola oferece participação musical em eventos diversos, inclusive os solicitados pela Prefeitura a título de “ajuda social”, bastante irrisória – de menos de RR$ 300,00 mensal – que foi acordada para o professor. A montagem de uma turma de flauta está obstaculizada pela falta desse instrumento. Maria José Alcântara está organizara uma campanha de doações.

Luciano Salgado da Gloria, professor e coordenador do grupo, de pé. Foto Maria José Alcântara Carneiro.

O Centro de Ciência e Saberes de Pau Furado tem sido frequentemente procurado por público diverso. Este funciona dentro de uma perspectiva de autogestão e de incentivo às formas e processos criativos de trabalho junto com os quilombolas. O público é representado por estudantes das escolas, universidades e pesquisadores.



Últimas Postagens