AULAS DA DISCIPLINA NOÇÕES, DEBATES E REFLEXÕES DA NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL – FACULDADE DE ETNODIVERSIDADE/CURSO DE ETNODESENVOLVIMENTO / CAMPUS UNIVERSITÁRIO ALTAMIRA – SOURE (UFPA)
Por PPGCSPA em 10 de agosto de 2020
25 de fevereiro de 2019
No Campus de Soure da Universidade Federal do Pará a Turma 2016 do Curso de Etnodesenvolvimento /Faculdade de Etnodiversidade Altamira – Soure recebeu aulas da disciplina Noções Básicas de Cartografia e Nova Cartografia Social, no período de 11 a 15 de fevereiro de 2019. Idêntico curso foi ministrado para a Turma de Altamira, em 2018 e ambos estão inseridos em propostas de cooperação do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia e a Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará, que identificam nessa formação e conhecimento inúmeras conexões com interesses temáticos e práticas sociais de pesquisa dos estudantes, que possuem vínculos de pertencimentos com povos e comunidades tradicionais no referido estado brasileiro.
Na programação do curso, o exercício final consistiu em estudo de Fascículos, Boletins Informativos e Mapas produzidos pelo PNCSA com objetivo de elaborar texto síntese aproximando às diversas situações sociais expostas em cada material produzido e através dos quais se reconhecem as noções e conceitos centrais em debate na abordagem teóricas da Nova Cartografia Social, entre eles Identidades coletivas, unidades de mobilização, territorialidades especificas, processos de territorialização, conflito social, consciência das fronteiras.
“A cartografia social é de fundamental importância para os povos e comunidades tradicionais no Brasil, pois expõe detalhes destes que antes eram anulados pela cartografia oficial, na nova Cartografia Social o povo passa a existir, por ter a oportunidade de se incluir no mapa, mostrando que o espaço/território não é so físico, que lá está toda sua história de vida e de luta”. Maria Delma Portilho Brito Quilombo São José de Icatu, Mocajuba Baião, Baixo Tocantins.
No dia 15 de fevereiro de 2019 finalizava o Tempo Universidade. Em um gesto de comunicação, sensibilidade, reconhecimento, afetividade todos os presentes na sala 04 do Campus de Soure fizeram uma oração em nome da estudante Rubiane Moraes Santos Cordeiro, recém falecida, liderança dos Pescadores de Soure que residia na comunidade Pesqueiro. No segundo momento, todos trocaram calorosos abraços, com lágrimas pela despedida e pelo reencontro esperado no próximo tempo-universidade.
29 discentes do “Etnodesenvolvimento de Soure” participaram do curso ministrado pela profa. Rosa Acevedo Marin, Programa de Antropologia/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará/Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia.