Seminário “Grandes Projetos, Mineração e a Agenda Neoliberal para os Territórios dos Povos Amazônicos”

Por em 26 de agosto de 2020

O Departamento de Geografia (DGEO), o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) e o Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), convidam a todos e a todas para o Seminário “Grandes Projetos, Mineração e a agenda Neoliberal para os territórios dos povos amazônicos”. O evento será realizado no dia 12 de março, das 14h às 18h, no auditório Professor Milton Santos, no campus de Porto Velho.

aaa

O evento se propõe a analisar a agenda neoliberal do Estado brasileiro para a Amazônia, que tende a produzir desterritorializações dos povos e comunidades tradicionais, expandir os impactos ambientais nas Áreas Protegidas, ampliar a cartografia dos conflitos socioterritoriais na região e fragilizar os direitos territoriais e humanos dos povos amazônicos.

Participam da mesa de diálogo os professores Alfredo Wagner Berno de Almeida (Antropólogo – UEMA/UEA), Benjamin Alvino de Mesquita (Economista – UFMA), Ricardo Gilson da Costa Silva (Geógrafo – UNIR), os ativistas sociais João Marcos Dutra (MAB) e Valdenilda Massaca Karitiana (Indígena).

A atividade acadêmica compõe as ações de extensão das instituições promotoras com a finalidade de divulgar, compartilhar e debater temas relevantes para a sociedade, articulado ao conhecimento científico, experiências de pesquisa e formação do público participante. O evento está vinculado aos projetos de extensão e de pesquisa do Grupo em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA), apoiados pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA/UNIR) e pela Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas (FAPERO).

Fonte: GTGA/UNIR