CUIDADO VENENO: PERFORMANCES, PROTESTOS E ANÁLISES DURANTE A 71º REUNIÃO DA SBPC CONTRA AUTORIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS POR PARTE DO GOVERNO BRASILEIRO

30 de julho de 2019

Grupos de jovens circularam no Campus da UFMS com vestimenta macacões brancos com capuz; uma escolha simbólica. Também eles usaram máscaras e carregaram nas costas as bombas de aplicação de veneno. Lentamente, caminham pelos corredores da UFMS e se deslocavam entre as mesas na Praça de Alimentação, precisamente na frente do palco da SBPC Cultural. Seus passos são leves e silenciosos como insinuando uma morte compassada que fora advertida e anunciada; os perigos para a vida que está na liberação desenfreada do uso dos agrotóxicos no Brasil. A cena foi observada na hora de almoço; os atores aproximam-se das pessoas, insistem em chamar atenção mediante a encenação descrita e buscam provocar incômodos, questionamentos, protestos diante a banalização das decisões governamentais.

Nas placas está escrito: “Cuidado Veneno. O Agro é Toxico”. O protesto contra os agrotóxicos foi focalizado neste evento científico com ênfase. Na UFMS os estudantes e professores do Curso de Artes Visuais formam o Coletivo Coli$ao e nesta oportunidade fizeram da decisão política de liberação irresponsável do uso de agrotóxicos um tema de provocação e contestação. O professor Paulo Cesar Duarte Paes comentou que o Coletivo Coli$ao tem dez anos de fundado e na oportunidade refletiu sobre como trazer nesta Reunião da SBPC esse tema polêmico com as contribuições da arte.

Em conversação direta com o professor Castelanni este mostrou a fórmula do Sulfonato de perfluorooctano- PFOS e comentou os seus efeitos. Há necessidade de produzir alertas, dada a gravidade das medidas tomadas de liberação de agrotóxicos.

Os debates especiais sobre o tema ocorreram nas atividades: No Encontro de Avaliação da Contaminação por Agrotóxicos no Brasil; No Minicurso Riscos dos Agrotóxicos. Durante a Sessão Especial “Balanço das Ações em Meio Ambiente e Direitos Sociais no Novo Governo” foram comentadas as medidas governamentais de liberação de agrotóxicos.

A Assembleia Geral da SBPC aprovou por unanimidade a moção: Não à liberação indiscriminada de agrotóxicos.