Defesa de Dissertação (Jucimeire Rabelo Moreira)

Por em 16 de dezembro de 2019

Banca de Defesa

Jucimeire Rabelo Moreira

No dia 18 de dezembro de 2019, às 9hs, na Sala de aula 2 do PPGCSPA/UEMA ocorreu a Defesa de Dissertação da aluna Jucimeire Rabelo Moreira intitulada “MULHERES CAPOEIRAS: escritos de uma contranarrativa.” Seu Trabalho de Conclusão de Curso contabilizou 112 páginas com apontamentos relevantes sobre a temática em análise, enquadrando-se dentro da ´rea da Antroplogia. As palavras-chave escolhidas para representar a pesquisa foram: mulheres, poder e contranarrativas.
A Banca de Examinadores foi composta pelos seguintes membros:
EMMANUEL DE ALMEIDA FARIAS JUNIOR (Presidente)
CARLOS BENEDITO RODRIGUES DA SILVA – (Membro externo – UFMA)
HELCIANE DE FÁTIMA ABREU ARAÚJO (Membro interno)
RESUMO

O presente trabalho traz reflexões sobre mulheres na capoeira com foco em suas dificuldades para ascensão a postos hierárquicos, tendo a capoeira aqui colocada como expressão cultural e uma pratica social. A partir de narrativas de duas capoeiras, o trabalho busca discutir como a perspectiva do machismo perpassa as relações sociais existente na capoeira construindo discursos, produzindo e reproduzindo estereótipos, invisibilizando narrativas femininas na historiografia da capoeira, bem como inviaibilizando uma simetria entre homens e mulheres a cargos hierárquicos da capoeira como a Mestria.