Seleção

Aviso de Edital Nº24/2019– PPG/CPG/UEMA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA (PPGCSPA).

Torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 23 de setembro a 08 de novembro de 2019, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo ao Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia.

Aviso de Edital Nº55/2018– PPG/CPG/UEMA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA (PPGCSPA).

Torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 24 de dezembro a 11 de fevereiro de 2019, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo ao Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia.

Aviso de Edital Nº51/2018– PPG/CPG/UEMA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA (PPGCSPA).

Torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 19 de outubro a 19 de novembro de 2018, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo ao Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia.

Aviso de Edital Nº25/2017– PPG/CPG/UEMA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA (PPGCSPA).

Torna público e convoca os interessados, que no período de 24 de julho de 2017 a 21 de setembro de 2017, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo ao Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia.

Para ter acesso ao edital clique aqui: EDITAL MESTRADO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA 2017

Aviso de Edital Nº18/2016– PPG/UEMA  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA (PPGCSPA)

EM EDITAIS, EM ANDAMENTO

Torna público e convoca os interessados, que no período de 20 de junho de 2016 a 1º de agosto de 2016, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo ao Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia.

Para ter acesso ao edital clique aqui:   Edital CARTOGRAFIA 2016

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

José Sergio Leite Lopes- Memoria e transformação social

Otavio Guilherme Velho-Revisitando as Frentes de Expansão

A Turma do Brasil Central-Frentes de Expansão e Estrutura Agrária

Livro Comunidades Imaginadas.parte 1

Livro Comunidades Imaginadas.parte2

Barth-etnicidade-e-o-conceito-de-cultura

Aviso de Edital Nº16/2015 – PPG/CPG/UEMA – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA (PPGCSPA)

Estarão abertas, no período de 30 de junho de 2015 a 28 de julho de 2015, as inscrições para seleção ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA (PPGCSPA)

Clique aqui:  EDITAL-SELEÇÃO-2015-PPGCSPA

________________________________________________________________________________

EM BREVE, PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO 2015 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA-PPGCSPA.

  • Área de Concentração :

         Estado, comunidade tradicional e territorialidade da Amazônia

  • Linhas de Pesquisa
  1. Cartografia social, povos e comunidades tradicionais, territorialidades e movimentos sociais na Amazônia;
  2. Narrativa, memória e identidades coletivas na Amazônia;
  3. Estado, governo, políticas de desenvolvimento e  territorialidades na Amazônia.
  • Número de vagas: 11
  • Para maiores informações:

Site:     www.uema.br

www.ppgcspa.uema.br

                  www.novacartografiasocial.com                       E-mail: mestradocartografia@hotmail.com

Bibliografia:

AVRITZER, Leonardo. Teoria democrática e deliberação pública. In: Lua Nova: Revista de Cultura e Política, nº 50, São Paulo, 2000.  >pdf

ALMEIDA, A. FARIA, E. Povos e comunidades Tradicionais: nova cartografia social Manaus: UEA Edições,2013 > pdf

DOMINGUES, H.M.B. O Homem, as Ciências Naturais e o Brasil no Século XIX Acervo, Rio de Janeiro, v. 22, no 1, p. 167-178, jan/jun 2009 – pág. 167 >pdf

FARIA, Luiz de Castro. Antropologia duas Ciências: Notas para uma história da Antropologia no Brasil. Orgs. Alfredo Wagner Berno de Almeida e Heloisa Maria Bertol Domingues. CNPQ/MAST. Rio de Janeiro, 2006. P. 15-64.

ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. Introdução. São Paulo: Companhia das Letras: 2008. Caps. 1, 2 e 9.