PROCESSO SELETIVO 2017 – INFORMAÇÕES GERAIS

Por em 12 de julho de 2017

PROCESSO SELETIVO 2017 – PPGCSPA

INFORMAÇÕES GERAIS

O Programa de Pós Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia-PPGCSPA informa que, em breve, divulgará o Edital de Seleção 2017. Por ora, publicizamos as seguintes informações gerais:

I) O Edital será publicado nos próximos dias tratando dos procedimentos e das normas para a realização do Processo Seletivo de Ingresso na Pós Graduação, destinado a selecionar candidatos para o curso de Mestrado, no limite das vagas ofertadas, na modalidade presencial, para o segundo semestre do ano de 2017, cuja inscrição dar-se-á no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Poderão se inscrever no Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia candidatos egressos das seguintes áreas: Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.

II) As inscrições serão realizadas no mês de julho e as provas em agosto 2017. Para as inscrições, são necessários os seguintes documentos

a)Ficha de inscrição;

b)Cópia (autenticada) do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação aprovado pelo MEC (para candidatos brasileiros);

c)Cópia (autenticada) do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação reconhecido por órgão competente, no caso de candidatos estrangeiros;

d)Cópia do histórico escolar (autenticada) para brasileiros e estrangeiros;

e)Fotocópia da carteira de identidade (autenticada) para brasileiros;

f)Fotocópia da carteira de identidade e/ou do passaporte (autenticados), no caso de candidatos estrangeiros;

g)Fotocópia do CPF (autenticada), no caso de candidatos brasileiros;

h)Duas fotos 3X4 para brasileiros e estrangeiros;

i)Fotocópia do título de eleitor (autenticada) e comprovante da última votação ou justificativa, no caso de candidatos brasileiros;

j)Prova de cumprimento de obrigações militares, no caso de candidatos brasileiros;

k)Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$50,00 (para brasileiros e estrangeiros);

l)Procuração com firma reconhecida no caso de inscrição a ser efetuada por outro que não seja o candidato (para brasileiros e estrangeiros);

m)Currículo Lattes, no caso de candidatos brasileiros ou Curriculum Vitae, no caso de candidatos estrangeiros;

n)Memorial com, no máximo, três laudas, sem contar a capa, em seis vias;

o) Pré-Projeto de pesquisa com, no máximo, dez páginas, excluída a capa, em seis vias;

p) Carta Compromisso do professor de instituição pública de ensino superior, exclusivamente para os candidatos interessados em realizar a prova escrita no seu local de residência. Ao apresentar a documentação requerida, o candidato se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.

III) As etapas do processo seletivo serão:

– Análise documental;

– Prova escrita;

– Entrevista/análise de projeto e de memorial;

– Prova de língua estrangeira;

OBS: Exclusivamente a prova escrita poderá ser realizada no local de residência do candidato, em estrita conformidade com as regras a serem publicadas no edital.

IV) A bibliografia de referência para a prova escrita é a seguinte, disponibilizada no link abaixo: http://www.ppgcspa.uema.br/?p=763

ALMEIDA, A. W. B. de. Terras de quilombo, terras indígenas, “babaçuais livres”, “castanhais do povo”, faxinais e fundos de pasto: terras tradicionalmente ocupadas. Capítulo: “Terra de preto, terra de santo, terra de índio- uso comum e conflito”.Manaus: PPGSCA/EDUA, 2006.

ANDERSON, B. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem do nacionalismo. Introdução, Capítulo 2: “As origens da consciência nacional” e Capítulo 9: “Censo, mapa e museu”. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BARTH, F. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: (ORG), T. L. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa Editora, 2000.

BOURDIEU, P. Sobre o Estado. Cursos no Collège de France (1989-1992). Capítulos: Curso de 18 de janeiro de 1990 a Curso de 8 de fevereiro de 1990-Pag: 27 a 104. Lisboa: Edições 70, 2014.

GUPTA, Akhil. Fronteras Borrosas: el discurso da la corrupción, la cultura de la politica y el estado imaginado. In: ABRAMS, Philip; GUPTA, Akhil; MITCHELL, Timothy. Antropologia del estado. Mexico: FCE, 2015, 71-144.

Atenciosamente,

A coordenação