Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia realiza a primeira defesa de Dissertação de Mestrado

Por em 7 de agosto de 2015

defesa

“A roça como categoria de análise e de afirmação identitária: estudo da relação dinâmica de resistência e garantia do território em situações sociais referidas a quilombolas e indígenas” é o titulo da dissertação de mestrado defendida por Luís Augusto Pereira Lima,  geógrafo  egresso da Universidade do Estado do Amazonas  e  pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, sob  orientação do prof.  Dr.  Alfredo Wagner  Berno  de Almeida.

O estudo apresenta argumentos e significados referidos à categoria roça como elemento de uma relação dinâmica de resistência e garantia do território,  para tanto, uma afirmação identitária.  Os agentes sociais elaboram modos de ser, modos de fazer que  cotidianamente se manifestam por seus territórios, mobilizando-os no movimento incessante  de “reserva de território” como uma relação dinâmica de resistência pelo fazer da “roça” frente às ações adversas, impostas pelos seus antagonistas.

O autor busca  a própria diversidade do “fazer a roça” enquanto sistema de produção e consumo.  O sentido dessa economia não se separa do pensar e fazer político dos agentes  que elaboram estratégias de resistência face aos dispositivos de uma “política da roça”  produzida pelo Estado  que provoca  a obstrução da autonomia dos povos e  comunidades tradicionais.

O corpus de análise dos estudos foi  construído  a partir  dos fascículos do Projeto Nova Cartografia  Social  que em suas 16 Séries  e 168 fascículos  apresenta  a diversidade de povos e comunidades tradicionais. Em 95% dos fascículos encontram-se referencias aos modos de fazer na “roça”.    Mata Boi  –  comunidade quilombola  (Monção –  Maranhão)  e   Nova Esperança   – povo indígena Kokama  – Manaus –  Amazonas foram  etnografadas  para  adentrar  nos significados da  denominada “roça”.

O ato acadêmico foi presidido pelo Prof.  Alfredo Wagner  e  a banca  esteve integrada pelos  professores  Benjamin  Alvino de Mesquita  e Rosa Elizabeth Acevedo Marin e    ocorreu no prédio do  PPGCSPA  no dia 13  de julho de 2015.   A banca recomenda a publicação deste trabalho em consideração ao ineditismo, rigor científico e relevância social e política.

O Programa de Pós Graduação em Cartografia Social e política da Amazônia, aprovado pela CAPES em 2013 está realizando a seleção para a terceira turma no mês de agosto. Possui como área de concentração Estado, Comunidade Tradicional e Territorialidade na Amazônia e como linhas de pesquisa Cartografia Social, Povos e Comunidades Tradicionais, Territorialidade e Movimentos Sociais na Amazônia; Narrativa, Memória e identidades coletivas e Estado, governo e políticas de desenvolvimento e territorialidade na Amazônia. Tal programa de Pós Graduação é um desdobramento dos trabalhos realizados no âmbito das pesquisas no Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia e conta com professores de diferentes áreas de conhecimento.