Por em 27 de agosto de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia da Universidade Estadual do Maranhão promoveu um debate sobre “Como pesquisar/documentar o papel das cooperativas no desenvolvimento humano sustentável: troca de experiências”. A atividade foi realizada no dia 6 de agosto de 2019 na Sala de Aula 1 do prédio do referido Programa.

Para apresentação e aprofundamento das discussões, contou-se com a presença dos pesquisadores Sara Vicari, Andrea Mancori, Cécile Barranger e Laura Meritani que destacaram as realidades italiana e  brasileira, destacando o papel das comunidades nessa conjuntura. Entre outros pontos, expuseram sobre projetos como o caso das Organizações das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura que caracteriza-se como estratégia para combinar o bom desempenho das cooperativas e das outras organizações de produtores com a inclusão dos mais pobres. Destacou-se ainda o papel da pesquisa-ação participativa e a filmagem de vídeos, além do Projeto FAO desenvolvido pela Universidade Roma Tree.

A conclusão da atividade foi marcada com a apresentação de mapas produzidos pelo Laboratório de Cartografia do PPGCSPA a partir das representações dos moradores das próprias comunidades tradicionais estudadas e a distribuição de alguns materiais bibliográficos que compõem o acervo do Programa (folhetos, livros, fascículos e boletins informativos).

car 2

car1