Defesas de Dissertações – 2019


Por em 3 de julho de 2019



Como encerramento de mais um ciclo bienal, os alunos da Turma do ano 2016 do PPGCSPA defenderam suas dissertações no mês de fevereiro do corrente ano com temas distintos e inerentes às linhas de pesquisas, notadamente: Cartografia social, povos e comunidades tradicionais, territorialidades e movimentos sociais na Amazônia; Narrativa, memória e identidades coletivas na Amazônia;  Estado, Governo, políticas de desenvolvimento e territorialidades na Amazônia. Discutiram acerca de conflitos territoriais, conflitos socioambientais, mobilização étnica, identidade quilombola, evidenciando a produção intelectual acadêmica na qual o referido Mestrado em Cartografia Social tem se inserido ao longo dos seus cinco anos de existência.

No dia 22 de fevereiro de 2019, às 16hs realizou-se a defesa de Dissertação do discente Moisés do Carmo Conceição, com o trabalho intitulado “Conflito socioambiental em Baixa Grande, Alcântara – MA: a questão da sustentabilidade e as formas de resistência étnica.” A banca foi composta pela Profª. Drª. Patrícia Maria Portela Nunes, Prof. Dr. Franklin Plessmann de Carvalho, tendo como orientadora a Profª. Drª. Helciane de Fátima Abreu Araújo.

No dia 26 de fevereiro de 2019, às 9hs realizou-se a defesa de Dissertação do discente Filipe da Cunha Gomes, com o trabalho intitulado “Eu nem queria, mas estou vendo que é obrigada a gente querer: uma análise das estratégias empreendidas pela Suzano Papel e Celulose em Imperatriz (MA)”. A banca foi composta pelo Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida, Prof. Dr. Antônio João Castrillon, tendo como orientadora a Prof.ª Dr.ª Cynthia Carvalho Martins.

No dia 27 de fevereiro de 2019, às 8:30hs realizou-se a defesa de Dissertação da discente Jhullienny Silva Santos, com o trabalho intitulado “Território de Formoso: conflitos territoriais e a construção de uma territorialidade específica”. A banca foi composta pela Profª. Drª. Rosa Elizabeth Acevedo Marín e Prof. Dr. Franklin Plessmann de Carvalho, tendo como orientadora a Profª. Drª. Patrícia Maria Portela Nunes.

No dia 28 de fevereiro de 2019, às 8hs realizou-se a defesa de Dissertação da discente Rosa Eliana Torres, com o trabalho intitulado “O povo Tremembé: deslocamentos territoriais e formas de mobilização étnica”. A banca foi composta pela Profª. Drª. Cynthia Carvalho Martins, Prof. Dr. Tomas Paoliello Pacheco de Oliveira, Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida, tendo como orientadora a Profª. Drª. Patrícia Maria Portela Nunes.

No dia 28 de fevereiro de 2019, às 10:30hs realizou-se a defesa de Dissertação do discente Antônio César Costa Choairy, com o trabalho intitulado “Ações de Estado e geração de conflitos: um estudo a partir dos conflitos gerados entre o Estado brasileiro e comunidades tradicionais quilombolas em Alcântara – MA”. A banca foi composta pelo, Prof. Dr. Emmanuel de Almeida Farias Júnior, Prof. Dr. Tomas Paoliello Pacheco de Oliveira, tendo como orientador o Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida e como co-orientadora a Profª. Drª. Patrícia Maria Portela Nunes.

No dia 28 de fevereiro de 2019, às 14hs realizou-se a defesa de Dissertação do discente Denilton Santos Carneiro, com o trabalho intitulado “Batalhas do privado e do coletivo: as territorialidades específicas da Comunidade Quilombola de Castelo através da organização da Festa de Nossa Senhora da Batalha”. A banca foi composta pela Profª. Drª. Cynthia Carvalho Martins e Prof. Dr. Luiz Augusto Sousa Nascimento, tendo como orientador o Prof. Dr. Emmanuel de Almeida Farias Júnior.

No dia 28 de fevereiro de 2019, às 16:30hs realizou-se a defesa de Dissertação da discente Iarinma Moraes de Paula, com o trabalho intitulado “A construção da identidade quilombola em Cruzeiro: saberes tradicionais, conflitos sociais e estratégias de resistência”. A banca foi composta pela Profª. Drª. Patrícia Maria Portela Nunes, Profª. Drª. Carmen Lucia Silva Lima, tendo como orientadora a Prof.ª Dr.ª Jurandir Santos de Novaes.

As dissertações estarão disponíveis nas plataformas CAPES, bem como no site do PPGCSPA, aumentando assim a produção científica relativa às temáticas, configurando-se canais informacionais para pesquisas.

 



Últimas Postagens